Notícias de saúde

Redução de mama é mais perigosa para mulheres mais velhas

23 de novembro de 2011 (Bibliomed). A mamoplastia redutora, popularmente conhecida como cirurgia de redução das mamas, esta entre os procedimentos mais realizados em todo mundo. Ela é altamente eficaz no alívio dos sintomas relacionados ao excesso de peso nas mamas, como postura inadequada e dores na coluna.

Complicações após cirurgia de redução de mama, particularmente infecções, são mais comuns em mulheres a partir dos 50 anos do que nas mais jovens, afirmam pesquisadores norte-americanos.

Através de estudo realizado com 1.192 mulheres submetidas à cirurgia de redução de mama entre 1999 e 2009, pesquisadores do The Johns Hopkins Medical Institutions, nos Estados Unidos, avaliaram as taxas e tipos de complicações em três diferentes grupos etários: mulheres com menos de 40 anos; entre 40 a 50; e maiores de 50.

Os resultados da pesquisa sugerem que as mulheres com mais de 50 anos sofrem maior risco de desenvolver infecções após a mamoplastia (a taxa de infecção foi 2,7 vezes maior para mulheres com 50 anos ou mais, comparado com o grupo com menos de 40 anos).

O estudo mostra, também, que mulheres com mais de 50 anos tendem a ter maior taxa de problemas de cicatrização, o que pode levar à necessidade de novas cirurgias corretivas para cicatrizes e retirada de tecido morto na pele (chamada desbribamento).

Os pesquisadores acreditam que esses problemas ocorram devido às variações hormonais pelas quais essas mulheres passam durante a menopausa.

Fonte: UPI, 21 de novembro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários