Notícias de saúde

Escovação noturna é mais eficiente

29 de agosto de 2011 (Bibliomed).  Os cremes dentais fluoretados têm efeito anticárie, e, quanto mais vezes os dentes forem escovados, maior é será proteção. Agora, pesquisa da Faculdade de odontologia de Piracicaba (FOP), da Unicamp, mostrou que a escovação noturna é a mais eficiente no combate à cárie.

O estudo foi realizado através da medição da perda mineral em dois substratos: a dentina e o esmalte dental. O material foi submetido a um alto desafio cariogênico, caracterizado pelo acúmulo de biofilme dental (placa) e exposição a açúcar oito vezes ao dia. Os resultados mostraram que a escovação com cremes dentais fluoretados uma vez ao dia, no período da manhã, reduz em 42% a perda mineral do esmalte, enquanto a escovação a noite diminui em 58%. No que se refere à dentina, a escovação matutina reduz a perda mineral em 19% e a noturna em 37%.

"A pesquisa mostrou que a escovação noturna deve ser priorizada, e não negligenciada como ocorre em alguns países, uma vez que parece ser a mais efetiva. Isso não significa que as pessoas deveriam escovar os dentes apenas uma vez por dia e à noite. Pelo contrário, uma maior frequência de escovação com dentifrício fluoretado resulta em maior efeito preventivo", alerta a professora Livia Tenuta.

Fonte: Diária da Saúde, 25 de agosto de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários