Notícias de saúde
São Paulo, 11 de Janeiro(eHealthLA). Um estudo realizado pelo The Institute of Medicine, órgão responsável pelas recomendações de doses de vitaminas nos Estados Unidos, alerta que vegetarianos que seguem à risca suas dietas devem tomar cuidado com a carência de vitamina A e ferro. A pesquisa mostrou que vegetais como cenoura, brócolis e batata doce, conhecidos como grandes fornecedores de vitamina A, só oferecem metade dos nutrientes do que se pensava. Já o consumo de ferro, segundo os pesquisadores, deve também ser aumentado, pois a absorção do mineral através de cereais e vegetais é menos eficiente do que o encontrado em carnes.
A deficiência de vitamina A afeta cerca de 100 milhões de crianças no mundo, causando cegueira noturna, pele seca e outras complicações mais sérias. A função mais famosa dessa vitamina (também conhecida como retinol) é garantir a saúde dos olhos, pois ela é responsável pela regeneração dos pigmentos na retina que nos dão a visão. Além disso, ela participa do sistema imunológico. Sem a vitamina A, a pessoa fica mais suscetível a qualquer tipo de infecção. “Os vegetarianos mais ortodoxos devem aumentar o consumo de vegetais de coloração escura, ricos em caroteno, para ter uma boa visão”, explica o nutricionista Hernando Flores, da Universidade Federal de São Paulo.
Sinais de Deficiência e Fontes
Cegueira noturna, lesões na pele, conjuntivite, propensão à bronquite e ao sarampo e crescimento retardado, são os principais sintomas de deficiência da vitamina A. As maiores fontes são alimentos de origem animal, principalmente o fígado. Também está presente em folhas verde-escuras (rúcula, espinafre, acelga) e frutas e verduras alaranjadas (cenoura, manga, abóbora). Segundo o estudo norte-americano, as novas recomendações aconselham um consumo diário de 900 miligramas de vitamina A para os homens e 700 para as mulheres.
Copyright © 2001 eHealth Latin America
Veja também