Notícias de saúde

BRASIL: Pesquisa Revela que Alimentação de Vegetarianos é Carente em Vitamina A e Ferro

São Paulo, 11 de Janeiro(eHealthLA). Um estudo realizado pelo The Institute of Medicine, órgão responsável pelas recomendações de doses de vitaminas nos Estados Unidos, alerta que vegetarianos que seguem à risca suas dietas devem tomar cuidado com a carência de vitamina A e ferro. A pesquisa mostrou que vegetais como cenoura, brócolis e batata doce, conhecidos como grandes fornecedores de vitamina A, só oferecem metade dos nutrientes do que se pensava. Já o consumo de ferro, segundo os pesquisadores, deve também ser aumentado, pois a absorção do mineral através de cereais e vegetais é menos eficiente do que o encontrado em carnes.

A deficiência de vitamina A afeta cerca de 100 milhões de crianças no mundo, causando cegueira noturna, pele seca e outras complicações mais sérias. A função mais famosa dessa vitamina (também conhecida como retinol) é garantir a saúde dos olhos, pois ela é responsável pela regeneração dos pigmentos na retina que nos dão a visão. Além disso, ela participa do sistema imunológico. Sem a vitamina A, a pessoa fica mais suscetível a qualquer tipo de infecção. “Os vegetarianos mais ortodoxos devem aumentar o consumo de vegetais de coloração escura, ricos em caroteno, para ter uma boa visão”, explica o nutricionista Hernando Flores, da Universidade Federal de São Paulo.

Sinais de Deficiência e Fontes

Cegueira noturna, lesões na pele, conjuntivite, propensão à bronquite e ao sarampo e crescimento retardado, são os principais sintomas de deficiência da vitamina A. As maiores fontes são alimentos de origem animal, principalmente o fígado. Também está presente em folhas verde-escuras (rúcula, espinafre, acelga) e frutas e verduras alaranjadas (cenoura, manga, abóbora). Segundo o estudo norte-americano, as novas recomendações aconselham um consumo diário de 900 miligramas de vitamina A para os homens e 700 para as mulheres.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários