Notícias de saúde

Técnicas de pensamento positivo auxiliam no tratamento da depressão

22 de agosto de 2011 (Bibliomed).  Técnicas de pensamento positivo podem auxiliar no tratamento de quadros leves de depressão. Pesquisadores da Universidade da Califórnia e da Universidade Duke (ambas nos Estados Unidos) revisaram pesquisas que afirmavam que atitudes como escrever cartas de gratidão e praticar atos de gentileza têm efeitos benéficos em pacientes com a doença.

As pesquisas estudadas consistiam em intervenções de pensamentos positivos que foram realizadas em pacientes sofrendo de depressão. Os resultados positivos desses experimentos encorajam os pesquisadores a pensarem que já que essas atitudes mostraram ser eficazes, elas poderiam ser uma forma de complementação de tratamentos tradicionais como a terapia cognitiva comportamental e os medicamentos.

“Esses são os tipos de coisas que pessoas felizes já fazem de qualquer forma. Nós começamos a pegar alguns desses pensamentos e comportamentos e os empacotamos dentro dessas intervenções”, explica a pesquisadora Kristin Layous.

Se futuros estudos comprovarem os benefícios das atividades positivas em deprimidos, a prática pode preencher lacunas no tratamento de pessoas que têm dificuldade de acesso a terapias ou até mesmo não fazem acompanhamento profissional.

Alguns cientistas ainda duvidam da técnica, afirmando que a depressão é complexa demais para que as intervenções possam funcionar como tratamento e que as sessões exigiriam um grande investimento de tempo e capital. Assim, não existe ainda uma conclusão quanto a esse tema, apesar de as promessas serem interessantes.

O artigo foi publicado na edição de agosto do periódico The Journal of Alterntive and Complementary Medicine.

Fonte: Live Science 17 de agosto de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários