Notícias de saúde

Ingrediente do vinho tinto tem efeito similar ao exercício físico para astronautas

05 de julho de 2011 (Bibliomed). Em estudo publicado no periódico cientifico FASEB Journal cientistas sugerem que o ingrediente saudável do vinho tinto, o resveratrol, pode prevenir os efeitos negativos caudados pelo sedentarismo. Segundo eles, a ingestão diária de resveratrol ajuda a prevenir os efeitos nocivos que a ausência de gravidade exerce sobre os músculos e o metabolismo ósseo de astronautas.

O estudo foi desenvolvido com ratos submetidos à situação similar de ausência de gravidade, que foram divididos em dois grupos. O que ingeriu resveratrol não desenvolveu resistência à insulina ou perda de densidade mineral óssea, o contrário do que foi observado naqueles que não foram alimentados com a substância.

Segundo Gerald Weissmann, editor da FASEB Journal, todos sabem que o corpo humano precisa de atividade física. Contudo, para algumas pessoas é difícil se engajar em uma atividade.  "Um ambiente de baixa gravidade torna isso quase impossível para os astronautas. Aqui embaixo as barreiras à atividade física são igualmente desafiadoras, sejam doenças, lesões, ou um trabalho de escritório”, explica.

Weissmann lembra que o resveratrol pode não ser um substituto para o exercício, mas pode retardar a deterioração até que alguém possa começar a se mover novamente. Os pesquisadores sugerem que o resveratrol pode ajudar a prevenir as consequências danosas do sedentarismo, mas isso não substitui todos os benefícios que a atividade física traz.

Fonte: Diário da Saúde, 01de julho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários