Notícias de saúde

Estresse afeta decisões dos adolescentes

22 de junho de 2011 (Bibliomed). O cérebro adolescente é muito diferente de um cérebro adulto. Assim, pessoas de idades diferentes reagem de formas distintas aos estímulos - especialmente quanto ao estresse e decisões arriscadas.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) desenvolveram um estudo que afirma que os adolescentes mostram uma maior ativação cerebral na área responsável pelo sistema de recompensas do que os adultos quando tomam decisões arriscadas.

De acordo com o estudo, a área do cérebro que ajuda no regulamento do comportamento e na compreensão de conseqüências ainda é imatura em adolescentes. Isso explicaria o comportamento inconsequente de muitos jovens.

“Quando você está estressado na adolescência, isso está interferindo com a sua habilidade de tomar decisões”, explica a pesquisadora Adriana Galván. Isso alteraria o funcionamento de algumas regiões ainda em desenvolvimento no cérebro.

“Os adolescentes vivenciam o estresse como sendo mais estressante. Se esse estresse está interferindo com as decisões que eles fazem, é realmente importante entender o mecanismo neural que está implícito nessa conexão entre níveis altos de estresse e más decisões”, completa Galván.

Fonte: Live Science 21 de junho

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários