Notícias de saúde

Descoberto mecanismo que faz cabelos embranquecerem

20 de junho de 2011 (Bibliomed). Com o passar dos anos não tem jeito, o cabelos de todas as pessoas vão perdendo a cor. Mas, por que isso acontece? Pesquisadores da Universidade de Nova Iorque descobriram que um mecanismo molecular conhecido como sinalização Wnt pode ser o elemento determinante do embranquecimento dos cabelos. O estudo mostrou que a comunicação entre os folículos pilosos e as células-tronco dos melanócitos pode ditar a pigmentação do cabelo.

A via de sinalização Wnt, já famosa por controlar biologicamente outros processos, é uma rede de proteínas mais conhecida por seu papel na embriogênese e no câncer, mas também está envolvida em processos fisiológicos normais em adultos.

"Sabemos há décadas que as células-tronco do folículo piloso e dos melanócitos, células produtoras de pigmento, colaboram para dar cores aos cabelos, mas as razões por trás disso eram desconhecidas," explica a Dra. Mayumi Ito, coordenadora da pesquisa. "Nós descobrimos que a sinalização Wnt é essencial para coordenar as ações destas duas linhagens de células-tronco e crítica para a pigmentação do cabelo," afirma.

Considerando as descobertas da pesquisa, os pesquisadores sugerem que a manipulação da via de sinalização Wnt pode ser uma nova estratégia para lidar com a pigmentação dos cabelos, quando estes começam a ficar grisalhos.

Fonte: Diário da Saúde, 17 de junho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários