Notícias de saúde

Depressão materna causa problemas comportamentais em bebês

15 de junho de 2011 (Bibliomed). Os sintomas mostrados por mães deprimidas de crianças entre 24 e 42 meses podem fazer com que o filho desenvolva problemas comportamentais aos cinco anos de idade.

Pesquisadores da Universidade de Adelaide (Austrália) analisaram 438 mães e seus filhos (227 meninas e 211 meninos). Os cientistas pediram às mães que preenchessem questionários durante a infância das crianças – desde a idade de dois anos até os cinco.

Uma análise feita pelos pesquisadores mostrou que sintomas recorrentes de depressão nas mães são fatores fortes de risco de crianças de cinco anos terem problemas de comportamento.

O estudo mostrou também que crianças de mães deprimidas que passavam parte do dia em creches tinham menos chances de terem esses problemas. Porém, crianças entregues a cuidadores informais não mostraram os mesmos resultados. O comportamento delas aos 5 anos de idade não foi alterado.

Os pesquisadores acreditam que os resultados encontrados podem ajudar na compreensão das atitudes das crianças, podendo ajudá-las em seu comportamento futuro.

A pesquisa foi publicada no periódico Pediatrics.

Fonte: 13 de junho de 2011.

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários