Notícias de saúde

Brasil é o país que mais lava as mãos

14 de junho de 2011 (Bibliomed). Desde crianças somos ensinados a lavar as mãos antes das refeições e quando chegamos da rua. Agora, pesquisa realizada pelo Global Hygiene Council, conselho composto por especialistas em áreas relacionadas à Saúde e Higiene, incluindo a Microbiologia, Virologia, Infectologia, Imunologia e Saúde Pública, mostra que o brasileiro é o povo que mais lava as mãos com sabonetes.

Realizado em 12 países, o estudo mostrou que a média global de pessoas que lavam as mãos mais de 5 vezes por dia é de 54%. No Brasil, esse índice é superior a 67% da população. Brasil e Alemanha são apontados como os países mais higiênicos do mundo. China e Malásia tiveram os índices mais baixos. Na China, apenas 27,5% da população relatou lavar as mãos mais de 5 vezes por dia.

O brasileiro se destacou também nos índices de saúde contra infecção, apresentando a menor freqüência de diarréia e gripe. O país tem o 2º melhor percentual de pessoas resistentes (67,6%), ficando atrás apenas da África do Sul (74%). Esses são, portanto, os que apresentam melhor resistência a doenças infecciosas, superando países como Estados Unidos, Austrália, Canadá e Reino Unido.

Os resultados do estudo mostram que os brasileiros estão adquirindo melhores hábitos de higiene pessoal, o que aumenta a imunidade diminuindo os riscos de infecções. As mulheres tendem a ter melhores hábitos higiênicos do que homens, e fatores como idade, renda e escolaridade influenciam nesses índices.

Fonte: Prontuário de Notícias, 11 de junho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários