Notícias de saúde

Cerveja sem álcool beneficia atletas

14 de junho de 2011 (Bibliomed). Um estudo feito com 227 atletas alemães mostra que o consumo de cerveja de trigo pode fazer bem à saúde de atletas. A pesquisa desenvolvida na Technische Universitaet Muenchen, na Alemanha, acompanhou os atletas durante três semanas anteriores à maratona de Munique em 2009, e duas semanas após.

A cerveja escolhida para o estudo foi a Erdinger, por ser muito popular entre triatletas e maratonistas e por ser rica em polifenóis variados. Os polifenóis são substâncias são antioxiantes naturais que exercem uma influência positiva no organismo, prevenindo doenças e combatendo o envelhecimento.

Uma bebida placebo idêntica à cerveja (mas sem polifenóis) foi produzida especialmente para o estudo. Um grupo de participantes tomou 1,5 L do placebo enquanto outro grupo tomou quantidades iguais da cerveja sem álcool.

De acordo com os pesquisadores, após correrem a maratona os atletas tiveram reações inflamatórias intensificadas e o sistema imunológico ficou desestabilizado, deixando os corredores mais suscetíveis a infecções respiratórias. O consumo de cerveja não-alcoólica de trigo rica em polifenóis, ajudou a reduzir a inflamação no organismo e a tornar os sintomas de infecções menos frequentes.

A pesquisa será apresentada na conferência  American College of Sports, em Denver, e publicada na edição de janeiro do periódico Medicine & Science in Sports & Exercise.

Fonte: UPI 12 de junho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários