Notícias de saúde

Testosterona estimula memória em mulheres idosas

09 de junho de 2011 (Bibliomed). Pesquisa realizada pela Universidade de Monash, na Austrália, mostra que mulheres na menopausa têm melhor memória após seis meses de tratamento com um spray de testosterona.

Os pesquisadores compararam um grupo de 30 mulheres que não receberam tratamento com outro grupo de 9 mulheres saudáveis com menopausa precoce que receberam o spray de testosterona em dose equivalente a mulheres em idade fértil. As idades das participantes variavam entre 47 e 60 anos.

As mulheres passaram por testes para medir sua função cognitiva, e os resultados mostraram que as mulheres que usaram o spray tiveram melhor desempenho.
No início do estudo, os resultados dos testes cognitivos aplicados aos dois grupos não se diferiam significativamente. Após 26 semanas, as participantes foram submetidas a novos testes e o grupo de controle não apresentou alterações significativas. Contudo, o grupo tratado com a testosterona apresentou melhora na aprendizagem e memória verbal.

"As mulheres têm um risco maior de desenvolver demência em comparação com os homens", diz Sonia Davison, autora da pesquisa. "Esses resultados oferecem uma terapia em potencial, o que atualmente não existe, para retardar o declínio cognitivo em mulheres", completa.

Fonte: UPI, 08 de junho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários