Notícias de saúde

Óculos contra a enxaqueca

31 de maio de 2011 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade do Estado de Michigan (EUA) descobriram que óculos com lentes coloridas com alta precisão reduzem as dores de cabeça de quem sofre de enxaqueca. Através de imagens obtidas por ressonância magnética funcional (fMRI), eles documentaram como as lentes de precisão normalizam a atividade cerebral nos pacientes com enxaqueca, impedindo os ataques de dor.

Já utilizadas nos tratamentos contra enxaqueca, as lentes coloridas analisadas são individualizadas, ou seja, são feita sob medida para cada paciente. A pesquisa é a primeira que documentou os efeitos das lentes, cujo mecanismo de ação não era claro. Os cientistas explicam que elas funcionam através da normalização da atividade no córtex visual, localizado na parte de trás do cérebro, que é responsável por processar a informação visual.

Segundo os pesquisadores, lentes coloridas reduzem consideravelmente uma atividade anormal do cérebro conhecida como hiper-ativação. As lentes individualizadas foram tingidas com um colorímetro de operação bastante intuitiva: um dispositivo ilumina um texto com diferentes luzes coloridas, criando para cada participante uma cor otimizada da luz que lhe dá o maior nível de conforto, reduzindo as distorções.

Quando comprada a outros dois tipos de lente, as individualizadas tingidas alcançaram um alívio de 70%, enquanto as demais proporcionaram 40% de alívio. Os cientistas afirmam que essa descoberta pode levar a novos tratamentos para aliviar as dores de quem sofre com enxaqueca.

Fonte: Diário da Saúde, 30 de maio de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários