Publicidade

Notícias de saúde

Campanhas contra o autismo podem ter aumentado números de diagnósticos

19 de maio de 2011 (Bibliomed). Campanhas de conscientização dos sintomas do autismo podem estar levando a diagnósticos antecipados. Existem evidências de que muitas das debilitações do autismo podem ser amenizadas ou até mesmo revertidas se o tratamento for iniciado cedo.

O autismo é uma condição que afeta as habilidades de comunicação e socialização da pessoa, impedindo-a de responder apropriadamente ao ambiente em que está incluída e impondo diversos obstáculos ao indivíduo.

Um estudo desenvolvido nos Estados Unidos mostra que entre os anos de 2001 e 2005 houve um aumento de 66% de crianças menores de 3 anos sendo matriculadas em programas de intervenção da doença.

Campanhas governamentais podem ser responsáveis por isso por ensinarem os sinais precoces da doença e a importância da iniciação do tratamento assim que os primeiros sintomas aparecem.  De acordo com o estudo, as campanhas e uma intensificação de cobertura da mídia são os principais fatores para o maior número de diagnósticos.

Porém alguns pesquisadores dizem que esse aumento pode também pode ser causado por uma maior incidência da doença. “Um pouco disso pode ser devido a um aumento verdadeiro do autismo”, afirma a pesquisadora do estudo, Susan E. Manning. “Mas o quanto disso, do aumento geral, pode ser causado por um verdadeiro aumento no autismo é difícil de ser definido por causa de todos os outros fatores que podem entrar em cena”, completa. 

Fonte: WebMD 13 de maio de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: