Notícias de saúde

Autismo 'profundo' afeta cerca de um quarto das pessoas no espectro do autismo

10 de novembro de 2023 (Bibliomed). Embora os casos leves representem a maioria dos diagnósticos de autismo, o autismo "profundo" afeta cerca de 27% das crianças, aponta relatório do U.S. Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Crianças com autismo profundo são não-verbais, minimamente verbais ou podem ter baixa pontuação em testes de QI.

Para o novo relatório, o CDC analisou dados de 2000-2016 da Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network para mais de 20.000 crianças de 8 anos com autismo.

O relatório constatou que as crianças com autismo profundo eram mais propensas a serem do sexo feminino, de grupos raciais e étnicos minoritários, de baixo nível socioeconômico, nascidas prematuras ou com baixo peso ao nascer e com comportamentos autolesivos e distúrbios convulsivos. Eles também têm pontuações adaptativas mais baixas, que se referem às habilidades necessárias para a vida diária. A prevalência de autismo profundo foi de 4,6 por 1.000 crianças de 8 anos em 2016, de acordo com o relatório.

A literatura científica só começou a mencionar o autismo profundo em 2021, quando o termo apareceu em um relatório da The Lancet Commission on the Future of Care and Clinical Research in Autism. Esse relatório disse que usar o termo "autismo profundo" foi fundamental para distinguir as pessoas que têm necessidades de alta dependência da população mais verbal e intelectualmente capaz de pessoas com autismo.

Embora o aumento na prevalência do autismo nos últimos anos tenha ocorrido entre pessoas com sintomas mais leves, aqueles com autismo profundo têm necessidades muito maiores. Crianças com autismo profundo geralmente precisam de cuidados 24 horas por dia para auxiliar nas atividades da vida diária e mantê-las protegidas de comportamentos autolesivos, perambulação e convulsões.

Segundo os pesquisadores, o reconhecimento contínuo do autismo profundo abrirá as portas para pesquisas mais inclusivas, que poderão aumentar o acesso a suportes e serviços extremamente necessários para essa população.

Fonte: Public Health Reports. DOI: 10.1177/00333549231163551.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários