Notícias de saúde

Medição de telômeros indica longevidade

17 de maio de 2011 (Bibliomed). Um novo exame de sangue (que poderá estar disponível em breve) pode ser usado como uma forma de prever longevidade. O exame mede os telômeros, que para muitos cientistas são um indicativo da idade física de uma pessoa.

Os telômeros são estruturas que formam as extremidades dos cromossomos e que mantém a sua estabilidade estrutural, impedido a fragmentação das pontas.

Essas estruturas são vistas como um marcador do envelhecimento biológico, um indicativo de saúde e um previsor da longevidade das células. Existem estudos que mostram a existência de uma relação entre o comprimento dos telômeros e o estilo de vida do paciente. Por exemplo, pessoas que têm maiores níveis de estresse têm telômeros mais curtos. A análise do comprimento dessa estrutura é a melhor forma de medição de genética, estilo de vida e exposição a fatores ambientais.

“Saber se os nossos telômeros são de comprimento normal ou não para uma idade determinada vai nos dar uma indicação do nos status de saúde e da nossa idade fisiológica antes mesmo de doenças aparecerem”, explica Maria A. Blasco, do Telomeres and Telomerase Group.

Se resultados dos exames mostrarem telômeros curtos, os pacientes terão a chance de iniciarem projetos preventivos e melhorias de estilo de vida.

Fonte: UPI 13 de maio de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários