Publicidade

Notícias de saúde

Cirurgia para controlar o diabetes

04 de maio de 2011 (Bibliomed). Pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) traz esperança aos quase 11% da população brasileira com idade superior a 40 anos que sofre com o diabetes. Segundo a Associação Brasileira do Diabetes, 80% dos casos diagnosticados são do tipo 2 da doença.

Entre 2009 e 2010, foi utilizada uma técnica chamada "gastrectomia vertical com interposição ileal" em 30 pacientes. A cirurgia, autorizada pela Comissão Nacional de Ética (Conep), foi realizada com o objetivo de buscar a certificação da técnica inovadora de tratamento cirúrgico do diabetes.

Os resultados foram mais do que satisfatórios. Todos os pacientes operados apresentaram melhoras, sendo que em 80% dos casos, os sintomas do diabetes tipo 2 foram eliminados e os pacientes deixaram de tomar insulina. Também não foram diagnosticados problemas pós-operatórios e nem no período de acompanhamento.

Contudo, especialistas alertam que não se pode falar em cura para o diabetes, pois ainda é muito cedo para isso. Os pacientes devem ser acompanhados pelo período mínimo de cinco anos, mas ressaltam que a técnica é muito promissora, já que os resultados mostraram o potencial que a cirurgia apresenta no controle do da doença.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFMG, 28 de abril de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: