Publicidade

Notícias de saúde

Regiões do cérebro ligam e desligam durante o sono

26 de abril de 2011 (Bibliomed). Durante a noite as regiões do cérebro “desligam” em momentos diferentes do sono. Segundo pesquisadores, essa descoberta pode ser a explicação para doenças como o sonambulismo e para o fato de algumas funções de manterem ativas durante o sono.

"Nós normalmente pensamos no sono como um evento 'tudo ou nada', mas esses resultados mostram um tipo de sono fragmentado, em que partes do cérebro se desligam quando as outras ainda estão se comunicando," diz o Dr. Nir Yuval, da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.

O estudo foi realizado em parceria com a Universidade da Califórnia, e analisou o sono de um grupo de 13 pacientes com epilepsia, que tiveram eletrodos implantados em seus cérebros para controlar as fontes de seus ataques. Os eletrodos permitiram aos pesquisadores analisar 12 regiões do cérebro dos pacientes.

Os resultados mostraram que o sono desses pacientes não se difere muito do de indivíduos saudáveis e que o sono é coordenado pelas regiões locais do cérebro, que têm empregos diferentes durante a vigília e, portanto, necessidades diferentes durante o descanso.

Fonte: Diário da Saúde, 25 de abril de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: