Notícias de saúde

Emagrecer melhora a memória

14 de abril de 2011 (Bibliomed). Sua memória está ruim? Então emagreça. Segundo estudo da Kent State University, existe uma ligação entre a perda de peso e melhoria da memória e concentração. O estudo mostra que pacientes submetidos à cirurgia bariátrica apresentaram melhoras na função de memória 12 semanas após a cirurgia.
Segundo John Gunstad, autor da pesquisa, essa surgiu do trabalho clinico na Brown Medical School, onde trabalhou com pacientes que estavam em processo de emagrecimento, seja através de cirurgias bariátricas ou com dietas convencionais. Observando tais pessoas, Gunstad percebeu que sempre eram cometidos os mesmos erros por todos participantes.

Ao todo, participaram da pesquisa 150 pessoas, sendo que dessas 109 haviam se submetido a cirurgias bariátricas e 41 eram obesos em dietas de controle de peso. Em testes cognitivos, pacientes submetidos a cirurgias tiveram pior desempenho. Contudo, 12 semanas depois da cirurgia, esses pacientes apresentaram melhora significativa na memória e concentração.

"A principal motivação para olhar para os pacientes da cirurgia é que sabemos que eles perdem muito peso em um curto espaço de tempo, então foi um bom grupo para estudar", diz Gunstad. "Esta é a primeira evidência para mostrar que ao passar por esta cirurgia, as pessoas podem melhorar sua memória, concentração e resolução de problemas."

Para o cientista, o estudo é motivo para otimismo. "Uma das coisas sobre a obesidade, em relação a outras condições médicas, é que algo pode ser feito para corrigi-lo", diz. "Nosso pensamento era, se alguns destes efeitos são reversíveis, então nós realmente estamos no caminho certo. O que poderia ser uma oportunidade para as pessoas que têm problemas de memória ou concentração para fazer as coisas melhor em um curto espaço de tempo”, completa Gunstad.

Fonte: EurekAlert, 13 de abril de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários