Publicidade

Notícias de saúde

Meditação pode ajudar no controle da dor

11 de abril de 2011 (Bibliomed). Novo estudo desenvolvido na escola de medicina da Universidade Wake Forest utilizou ressonâncias magnéticas para analisar o efeito que a meditação pode ter em situações de dor intensa.

Para os experimentos os pesquisadores recrutaram 18 jovens adultos sem problemas de saúde que não tinham experiência com meditação. Os participantes receberam quatro seções de 20 minutos de treinamento em meditação. Eles aprenderam uma técnica onde a pessoa deve prestar atenção ao seu padrão de respiração, levando o foco da sua mente para o fôlego sempre que tiver pensamentos que podem distraí-la da prática.

A atividade cerebral dessas pessoas foi medida antes e após o treinamento com ressonâncias magnéticas. Durante os exames, um aparelho que liberava 120 graus de calor entre intervalos de 12 segundos durante 5 minutos foi preso aos tornozelos dos participantes. Essa temperatura causa dor à maioria das pessoas.

Após o treinamento, a maioria dos indivíduos conseguiu meditar durante o exame, controlando seus pensamentos e bloqueando o barulho da máquina de ressonância. Com a meditação, a intensidade da dor foi reduzida em 40%. O desconforto causado pela dor diminuiu 57%.

Os resultados levaram os pesquisadores à conclusão de que a meditação pode reduzir a dor, mesmo que a pessoa tenha pouco treinamento.

A meditação vem sendo usada há muito tempo como uma forma de controlar a dor crônica, mas nesses casos os pacientes normalmente são mais instruídos na prática. Os cientistas não sabem dizer se períodos curtos de treinamento poderiam ser efetivos em casos em que a dor é constante. Eles acreditam que a meditação como abordada pela pesquisa pode ajudar pessoas a lidarem com a dor de pós-operatórios e outras situações de dor intensa, porém passageira.

Fonte: WebMD 6 de abril de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: