Notícias de saúde
06 de fevereiro de 2025 (Bibliomed). Uma técnica de meditação chamada respiração consciente pode ajudar pacientes com câncer a controlar a dor e a ansiedade, sugere um novo estudo realizado no Subang Jaya Medical Center, na Malásia. Pacientes que praticaram 20 minutos de respiração consciente experimentaram uma redução maior na dor do que aqueles que não aprenderam a técnica.
A respiração consciente exige que as pessoas concentrem sua atenção na respiração enquanto inspiram e expiram. No entanto, pesquisas anteriores sobre o potencial alívio da dor pela respiração consciente se concentraram em sessões curtas de meditação com duração de apenas 5 a 10 minutos.
Para este estudo, os pesquisadores designaram aleatoriamente 40 pacientes com câncer para um de dois grupos. Em um grupo, os pacientes foram ensinados a fazer respiração consciente em uma sessão de 20 minutos. No outro, os médicos ouviram por 20 minutos enquanto os pacientes falavam sobre sua jornada com o câncer. Escalas de avaliação da dor mostraram que todos os pacientes que realizaram respiração consciente experimentaram uma redução na dor do câncer, em comparação ao grupo de controle.
De acordo com os pesquisadores, a taxa de resposta de 100% e a ausência de eventos adversos ressaltam a viabilidade e a segurança da intervenção de respiração consciente de 20 minutos. Segundo eles, a intervenção pode ser rapidamente aprendida e aplicada com efeito benéfico, complementando o alívio tradicional da dor usando medicamentos opioides e outros tratamentos.
Fonte: BMJ Supportive & Palliative Care. DOI: 10.1136/spcare-2023-004762.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também