Notícias de saúde

Berços podem causar ferimentos em crianças

18 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). Berços são feitos para proteger os bebês, mas um novo estudo mostra que nos EUA, a cada ano aproximadamente 10.000 crianças (uma média de uma por hora) são levadas ao pronto socorro após algum acidente relacionado a ele.

O estudo coletou informações de diversos hospitais ao longo de 19 anos. O pesquisador Gary A. Smith (do Center for Injury Research and Policy at Nationwide Children’s Hospital) afirma que é muito comum que crianças se machuquem em berços e diz também que o problema é subestimado. Ele acredita que a taxa de ferimentos é maior do que a determinada pelo seu estudo porque a equipe analisou apenas os dados de prontos socorros. Existem também os casos que receberam outro tipo de tratamento (como clínicas) e os que não receberam atendimento médico.

De acordo com os dados do estudo, mais de 80% dos casos aconteceram porque a criança caiu do berço ou pulou para fora dele. 15% dos ferimentos aconteceram dentro do próprio berço – a criança caiu ou bateu alguma parte do corpo – e 6% das crianças ficaram presas dentro do móvel. Arranhões e hematomas são os ferimentos mais comuns e a grande maioria dos casos não ameaçaram a vida da criança. Porém, em um de cada cinco casos o bebê sofreu uma fratura ou concussão.

O hábito que muitos pais têm de colocar almofadas para proteger o bebê pode facilitar esses ferimentos. As crianças podem acabar se sufocando nesses objetos enquanto dormem ou usá-los como apoio para sair do berço.

“A pessoa que cuida (da criança) deve estar ciente do papel importante do uso apropriado de berços e produtos relacionados, como verificar rotineiramente comprometimentos na integridade estrutural do berço e acompanhar os marcos de desenvolvimento do seu filho para abordar as modificações nos riscos de ferimentos”, diz o estudo.

Fonte: WebMD 17 de fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários