Publicidade

Notícias de saúde

Berços podem causar ferimentos em crianças

18 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). Berços são feitos para proteger os bebês, mas um novo estudo mostra que nos EUA, a cada ano aproximadamente 10.000 crianças (uma média de uma por hora) são levadas ao pronto socorro após algum acidente relacionado a ele.

O estudo coletou informações de diversos hospitais ao longo de 19 anos. O pesquisador Gary A. Smith (do Center for Injury Research and Policy at Nationwide Children’s Hospital) afirma que é muito comum que crianças se machuquem em berços e diz também que o problema é subestimado. Ele acredita que a taxa de ferimentos é maior do que a determinada pelo seu estudo porque a equipe analisou apenas os dados de prontos socorros. Existem também os casos que receberam outro tipo de tratamento (como clínicas) e os que não receberam atendimento médico.

De acordo com os dados do estudo, mais de 80% dos casos aconteceram porque a criança caiu do berço ou pulou para fora dele. 15% dos ferimentos aconteceram dentro do próprio berço – a criança caiu ou bateu alguma parte do corpo – e 6% das crianças ficaram presas dentro do móvel. Arranhões e hematomas são os ferimentos mais comuns e a grande maioria dos casos não ameaçaram a vida da criança. Porém, em um de cada cinco casos o bebê sofreu uma fratura ou concussão.

O hábito que muitos pais têm de colocar almofadas para proteger o bebê pode facilitar esses ferimentos. As crianças podem acabar se sufocando nesses objetos enquanto dormem ou usá-los como apoio para sair do berço.

“A pessoa que cuida (da criança) deve estar ciente do papel importante do uso apropriado de berços e produtos relacionados, como verificar rotineiramente comprometimentos na integridade estrutural do berço e acompanhar os marcos de desenvolvimento do seu filho para abordar as modificações nos riscos de ferimentos”, diz o estudo.

Fonte: WebMD 17 de fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: