Notícias de saúde

Estimulação elétrica é usada na reabilitação de lesões incompletas na coluna

18 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). Cientistas canadenses desenvolveram um novo método de tratamento de lesões incompletas na coluna vertebral em que pequenas cargas elétricas são utilizadas para ‘despertar’ músculos paralisados.

A técnica criada pelo Dr. Milos R. Popovic (da Toronto Rehab e Rehabilitation Engineering Laboratory) é apropriada para períodos curtos de tratamento. A proposta é que após as sessões, o sistema nervoso aprenda novamente os movimentos perdidos e consiga reativar o músculo por conta própria.

Foram selecionados 21 pacientes em reabilitação para o experimento. Esses pacientes não conseguiam realizar tarefas diárias simples, como pegar objetos. Todos receberam terapia ocupacional convencional cinco vezes por semana durante oito semanas. Além desse tratamento, um grupo de nove pessoas recebeu uma hora da terapia por estimulação elétrica e um grupo de 12 pessoas recebeu uma hora adicional de terapia ocupacional. Os resultados mostraram que os pacientes que fizeram apenas terapia ocupacional tiveram uma pequena melhora nas suas habilidades, sendo que os que receberam o novo tratamento tiveram uma melhora três vezes maior.

Com base nesses resultados, os autores recomendam que a terapia por estimulação elétrica seja incluída como parte do processo de reabilitação dos pacientes que tem limitações nos movimentos da mão causadas por lesão incompleta na coluna vertebral.

Um protótipo do sistema usado na nova terapia já está quase completo e os pesquisadores acreditam que após encontrar financiamento haverá demora de apenas um ano até que o tratamento esteja disponível em hospitais.

Fonte: Toronto Rehab 17 de fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários