Notícias de saúde

Sonambulismo pode ter origem genética

09 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). Pesquisadores fizeram um estudo envolvendo quatro gerações de uma família na qual os membros têm o sonambulismo como característica em comum. Usando amostras de saliva, os pesquisadores analisaram o DNA dos membros da família e descobriram uma falha presente no cromossomo 20 dos familiares sonâmbulos. Esse código foi passado de geração para geração, e as pessoas que têm o gene tem 50% de chance de passá-lo aos seus filhos.

O sonambulismo afeta 10% das crianças e 1 em 50 adultos, mas é normalmente uma condição que não traz maiores problemas para a vida da pessoa. Porém, em casos mais complicados, os sonâmbulos conseguem realizar tarefas complexas, como dirigir e destrancar portas. Assim, essas pessoas podem acabar causando danos a si mesmas e aos outros, podendo até mesmo, em casos extremos, assassinar alguém. Em 2009 o inglês Brian Thomas matou a esposa enquanto dormia.

Os pesquisadores escolheram a família que participou do estudo porque um dos membros, Hanna de 12 anos, estava tendo episódios sérios de sonambulismo. Durante a noite ela saia de casa e andava pela rua. Alguns familiares de Hanna passam por situações parecidas – um dos seus tios frequentemente calça vários pares de meia enquanto dorme, sem se lembrar de nada no dia seguinte. Outros parentes já quebraram dedos do pé enquanto caminhavam dormindo durante a noite.

A descoberta é um passo importante no diagnóstico e no tratamento do sonambulismo. A Dr. Christina Gurnett, responsável pela pesquisa, acredita que é provável que vários genes estejam envolvidos no processo dessa condição, e que a pesquisa encontrou sua localização genética. “Nós não sabemos ainda qual dos genes nessa região do cromossomo 20 será responsável. Até encontrarmos o gene nós não saberemos se isso serve para várias famílias ou uma grande quantidade de famílias que têm sonambulismo”, ela afirma.

Fonte: BBC Health 8 de fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários