Notícias de saúde

Estudo associa uso de antidepressivos a maior risco de diabetes

30 de setembro de 2010 (Bibliomed). Pessoas que usam medicamentos antidepressivos por um longo tempo parecem ser mais propensas a desenvolver diabetes, de acordo com dois novos estudos publicados na revista Diabetes Care. Os autores das pesquisas destacam que os resultados de ambos se unem ao crescente corpo de evidências que associam os antidepressivos à doença metabólica, mas não comprovam que esses remédios podem ser as causas diretas do diabetes.

Realizado pela University College London, no Reino Unido, um dos estudos acompanhou, por cinco anos, 150 mil finlandeses, e indicou que os 9 mil participantes que foram considerados usuários prolongados de antidepressivos (por mais de seis meses) tinham mais chances de desenvolver diabetes. Após o período de acompanhamento, 1,1% dos não usuários de antidepressivos haviam sido diagnosticados diabetes, e a taxa de diabetes entre aqueles que tomavam a medicação variou entre 1,7% e 2,3%, dependendo da dose diária.

A outra pesquisa, conduzida pela Universidade Johns Hopkins, nos EUA, incluiu 3,2 mil adultos com excesso de peso e glicose alta - fatores de risco para o diabetes. E as análises mostraram que aqueles que usavam antidepressivos tinham um risco duas vezes maior de desenvolver o diabetes em dez anos, independentemente se estavam no grupo que realizou mudanças no estilo de vida para prevenção do diabetes ou no grupo que não fez isso.

Embora ambos os estudos apontem para uma relação entre o uso de antidepressivos e um maior risco de diabetes, os especialistas destacam que o medicamento por si só pode não ser a causa direta da doença metabólica. Os autores do primeiro estudo explicam que pode haver outras características dos usuários desses medicamentos que aumentem sua propensão a ter diabetes. Além disso, pacientes com depressão tendem a visitar o médico com mais frequência, o que poderia aumentar as chances de serem diagnosticados com diabetes ou outros problemas de saúde. Outra explicação possível seria o ganho de peso associado aos antidepressivos. Por isso, mais estudos são necessários antes de uma conclusão mais firme.

Fonte: Diabetes Care. 30 de agosto e 07 de setembro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários