Notícias de saúde

Prevenção da aterosclerose deve começar na pré-escola, segundo especialistas

27 de setembro de 2010 (Bibliomed). Os primeiros sinais de aterosclerose - doença inflamatória nas paredes internas dos vasos sanguíneos - já podem ser notados em crianças com menos de cinco anos de idade. Por isso, segundo especialistas da Universidade Federal de Santa Catarina, “a pré-escola é a fase mais importante para a aquisição de hábitos, e é onde a educação em saúde pode ser mais efetiva” para a prevenção de problemas que culminem em doenças cardiovasculares.

Em estudo com 622 crianças pré-escolares com idades entre dois e cinco anos de idade de um núcleo de educação infantil de Florianópolis, os pesquisadores descobriram que um programa de educação em saúde é seguro e eficaz para modificar o perfil cardiovascular das crianças, reduzindo os riscos de aterosclerose e outros problemas associados. Apresentados nesta semana no Congresso Brasileiro de Cardiologia, os resultados mostraram redução significativa no índice de massa corporal e na pressão sanguínea entre as crianças que participaram do programa no período entre 2007 e 2009.

De acordo com os autores, o programa consistiu em palestras para pais e professores, determinação e notificação dos riscos, e atividades lúdicas para as crianças, adaptadas do programa americano Health Ahead Heart Smart. E todas as crianças de risco eram encaminhadas ao posto de saúde adjacente para tratamento interdisciplinar. Entretanto, apesar dos bons resultados em relação à redução da prevalência de sobrepeso, obesidade abdominal e hipertensão, o programa não foi eficaz para crianças obesas, de hábitos já cristalizados, “sugerindo necessidade de programa mais intensivo e individual para este subgrupo de pré-escolares”.

Fonte: 65º Congresso Brasileiro de Cardiologia. Tema livre 18338. 26 de setembro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários