Notícias de saúde

Exercícios podem ser benéficos para idosos com dores crônicas, diz estudo

24 de setembro de 2010 (Bibliomed). Muitas vezes, os idosos que sofrem de dores crônicas evitam os exercícios com medo de os sintomas piorarem. Entretanto, um novo estudo apresentado nesta semana no Congresso Brasileiro de Reumatologia indica que a prática de atividades físicas pode ser benéfica para pessoas com problemas musculoesqueléticos, ajudando a reduzir a dor e a melhorar a qualidade de vida e a capacidade de esses pacientes realizarem as atividades cotidianas.

“A prática de exercícios físicos é recomendada para a promoção da saúde, melhora na qualidade de vida e no tratamento de doenças musculoesqueléticas e cardiovasculares”, escreveram os pesquisadores da PUC de São Paulo, em publicação do Congresso.

O estudo incluiu um grupo da terceira idade da Associação Cristã de Moços da cidade de Sorocaba que mantinha atividades físicas regulares sob supervisão de professores de educação física. E, avaliando os participantes em quatro momentos - antes da prática, na primeira entrevista, e com 60 e 90 dias após o início do programa - através de questionários, os pesquisadores notaram melhora significativa na capacidade funcional, na dor, em aspectos sociais e na saúde física e mental desses voluntários. Por outro lado, não houve diferenças em fatores como vitalidade e limitação por aspectos físicos e emocionais.

“Embora não haja um objetivo específico em relação ao tratamento de doenças crônicas, e sim apenas promoção a saúde, essas atividades podem beneficiar pacientes portadores de patologias várias, entre elas as musculoesqueléticas, como as reumáticas”, explicaram os autores. “A pesquisa foi realizada em uma organização não governamental e mostrou melhora na dor, na capacidade funcional e qualidade de vida dos pacientes com dor crônica”, concluíram.

Fonte: XXVIII Congresso Brasileiro de Reumatologia. Mesa de Tema Livre: Medicina física e reabilitação. 19 de setembro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários