Notícias de saúde

Acupuntura e caminhada são remédios contra a lombalgia

Belo Horizonte, 30 de Novembro de 2001 (Bibliomed). A caminhada e a acupuntura podem ser dois importantes aliados na vida de quem sofre de lombalgia crônica. Dois estudos realizados recentemente confirmaram os benefícios. Um deles foi desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Triângulo, em Uberaba (MG).

A reumatologista Marlene Freire, autora da pesquisa, analisou 60 pacientes. Todos eles sofriam de lombalgia crônica. Os pacientes foram divididos em dois grupos com o mesmo número de pessoas. Um grupo controlava a dor apenas com o uso de medicamentos. O outro, além de tomar remédios, fazia caminhada.

Cada paciente foi observado durante três meses e depois foi submetido a teste de condicionamento físico. Segundo a pesquisadora, além do condicionamento físico melhor, os pacientes que realizavam as caminhadas estavam sofrendo menos dores que os demais. Uma das explicações para o benefício seria a melhora da circulação provocada pelo exercício físico.

E de acordo com Hong Jinpai, presidente da sociedade de medicina de acupuntura do Estado de São Paulo e médico do Centro de Dor do Hospital das Clínicas, a principal vantagem do tratamento com as agulhas é que elas substituem os medicamentos antiinflamatórios e analgésicos.

O tratamento é benéfico principalmente para idosos que já tomam muitos remédios. Segundo ele, os antiinflamatórios podem aumentar a pressão, o que é um risco para os idosos.

Além disso, os antiinflamatórios podem interferir nos efeitos de outra medicação que o idoso tenha que tomar. O médico estima que a acupuntura melhore a dor lombálgica em mais de 80% dos episódios.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários