Notícias de saúde

Alongamentos podem reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida de pessoas com fibromialgia

23 de setembro de 2010 (Bibliomed). A prática regular de exercícios de alongamento pode ser benéfica para pacientes com fibromialgia - distúrbio caracterizado por dores crônicas nos músculos e ligamentos -, ajudando-os a amenizar a dor e a melhorar seus sintomas não dolorosos e sua qualidade de vida, segundo pesquisadores da Universidade de São Paulo. Em estudo apresentado nesta semana no Congresso Brasileiro de Reumatologia, os especialistas destacaram que o treino de flexibilidade, embora permaneça subavaliado, parece ser uma interessante abordagem complementar ao tratamento da fibromialgia.

Avaliando 54 mulheres com fibromialgia, os pesquisadores concluíram que aquelas que foram submetidas a um programa de alongamento - realizando, duas vezes por semana, exercícios para membros superiores, inferiores e tronco - tiveram benefícios significativos com a prática. As análises mostraram que, após sua participação no programa, as pacientes apresentaram diferenças significativas em relação ao limiar da dor, flexibilidade, fadiga, sono, rigidez articular, função física, vitalidade, saúde mental, dor e componente físico na avaliação de qualidade de vida. Por outro lado, as pacientes que não realizaram os alongamentos não apresentaram diferenças nesses parâmetros.

Comparando ambos os grupos, os pesquisadores observaram resultados muito melhores entre aquelas que realizaram os exercícios em relação ao limiar da dor, bem estar geral, capacidade de trabalhar, sono, fadiga e rigidez, assim como função física, dor, vitalidade, saúde mental e componente total físico. Baseados nesses resultados os especialistas destacaram que “os exercícios de alongamento estão associados à melhora significante da dor, sintomas não dolorosos e qualidade de vida de pacientes com fibromialgia”.

Fonte: XXVIII Congresso Brasileiro de Reumatologia. 21 de setembro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários