Notícias de saúde

Terapia cognitivo-comportamental alivia a experiência da dor na fibromialgia

09 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Uma nova pesquisa liderada descobriu que a terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode reduzir significativamente o impacto da fibromialgia, uma doença que afeta predominantemente mulheres e é caracterizada por dor crônica, fadiga e nebulosidade mental.

A TCC ajuda a reduzir a catastrofização da dor, uma resposta cognitiva e emocional negativa que pode intensificar a dor por meio de sentimentos de impotência, ruminação e pensamentos intrusivos. Essa descoberta é respaldada por dados de neuroimagem que mostram uma redução na conectividade entre regiões do cérebro associadas à autoconsciência, dor e processamento emocional.

O estudo, publicado na revista Arthritis & Rheumatology, analisou a relação entre processos psicológicos e os padrões de conectividade cerebral em resposta à dor. A TCC, uma terapia de conversa destinada a combater pensamentos mal adaptativos, foi usada para explorar como ela pode melhorar o funcionamento diário das pessoas com fibromialgia e alterar o processamento da informação relacionada à dor no cérebro.

A pesquisa envolveu 98 mulheres com diagnóstico de fibromialgia há pelo menos seis meses, sendo 64 delas designadas para o grupo de tratamento que recebeu TCC e 34 para o grupo de controle que recebeu educação sobre fibromialgia e dor crônica, mas não foi ensinado técnicas específicas de TCC. Os participantes foram avaliados quanto ao impacto da dor em suas atividades diárias, catastrofização da dor, gravidade da dor e o impacto geral da fibromialgia em suas vidas.

Os resultados mostraram que aquelas que passaram pela TCC experimentaram reduções significativamente maiores na interferência da dor. Os participantes da TCC também apresentaram significativamente menos catastrofização da dor e relataram que os sintomas da fibromialgia tiveram um impacto significativamente menor em suas vidas cotidianas.

Os pesquisadores observaram evidências de que, após a TCC, os pacientes experimentaram mudanças nas atividades das três redes cerebrais, sugerindo uma menor ênfase na dor. Embora o estudo tenha se limitado a mulheres devido à alta prevalência da fibromialgia nesse grupo, os pesquisadores planejam coletar dados de homens e pacientes não binários com a doença no futuro. Além disso, eles ressaltam que a TCC é apenas uma das várias opções de tratamento para condições de dor crônica, como a fibromialgia, que também incluem medicação e fisioterapia.

As descobertas sugerem que condições de dor crônica complexas, como a fibromialgia, devem ser tratadas com uma variedade de terapias farmacológicas e cognitivas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Fonte: Arthritis & Rheumatology. DOI: 10.1002/art.42672.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários