Publicidade

Notícias de saúde

Alergias comuns podem aumentar o risco de doença cardíaca, diz estudo

09 de setembro de 2010 (Bibliomed). Um estudo recentemente publicado no American Journal of Cardiology indica que algumas alergias comuns que provocam chieira e espirros podem ser as próximas a serem incluídas na lista de fatores de risco para doenças cardíacas. Avaliando dados de mais de 8,6 mil pessoas com mais de 20 anos de idade, pesquisadores americanos descobriram que os casos de doença cardíaca são mais comuns entre aquelas que têm algum tipo de alergia.

Durante o estudo, 6% dos participantes tiveram doença cardíaca. E essa prevalência era de 13% entre aqueles que apresentavam chieira no peito, de 5% entre os participantes que tiveram rinoconjuntivite - problema alérgico marcado por nariz entupido e coceira e lacrimejamento dos olhos -, e de apenas 4% no grupo de pessoas que não tiveram nenhum sintoma alérgico.

Após os pesquisadores considerarem outros fatores associados, como idade e asma, eles descobriram que as pessoas com chieira teriam 2,6 vezes maior risco de doença cardíaca, enquanto aqueles com rinoconjuntivite teriam 40% mais chances de terem problemas cardíacos, comparados àqueles que não apresentam alergias. E essa associação seria mais visível em mulheres com menos de 50 anos de idade.

Embora o estudo não explique as razões dessa relação, os autores acreditam que a inflamação intermitente gerada pelas alergias poderia levar ao espessamento das paredes das artérias e, eventualmente, à doença cardíaca. Entretanto, eles ressaltam que os resultados não provam que as alergias causam doenças cardíacas. Outra explicação possível para a relação seria que algumas pessoas carregam genes que as predispõe a ambos os problemas. Além disso, as duas condições compartilham fatores de risco comuns, como hábito de fumar e obesidade. Por isso, mais estudos são necessários.

Fonte: American Journal of Cardiology. 13 de agosto de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: