Notícias de saúde

Atividades físicas ajudam a prevenir aterosclerose em adultos jovens

02 de setembro de 2010 (Bibliomed). A prática regular de atividades físicas pode ser uma arma poderosa dos adultos jovens contra a aterosclerose - doença inflamatória marcada pela formação de placas de gordura dentro dos vasos sanguíneos -, segundo estudo sueco apresentado nesta semana no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia. De acordo com os autores, o sedentarismo é, constantemente, associado à aterosclerose subclínica apenas em pessoas de meia-idade e idosos, porém a nova pesquisa indica que isso ocorre também com pessoas entre 18 e 37 anos de idade.

Os especialistas avaliaram 37 adultos jovens e saudáveis, usando um aparelho que monitora a intensidade e a duração dos movimentos do corpo - para medir precisamente os níveis de atividades físicas -, e um aparelho de ultrassom, para medir a espessura da artéria carótida. E observaram que o nível total de atividades físicas era inversamente proporcional à rigidez arterial: “quanto maior o tempo de sedentarismo, maior a espessura da carótida”, aumentando os riscos de entupimento da artéria e de outros problemas cardiovasculares.

Em artigo publicado na última edição do European Heart Journal, os pesquisadores destacaram que o estudo apresentou uma “associação da medida objetiva total de atividades físicas com a redução da espessura do complexo miointimal da carótida comum”. “Esses resultados podem oferecer fundamentos para campanhas mais efetivas para promover as atividades físicas para a saúde cardiovascular entre os jovens adultos”, concluiu o pesquisador K. Ahmed, que coordenou o estudo.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários