Publicidade

Notícias de saúde

Banco Mundial Aprova Crédito de US$ 500 mi Para Aids na África

Por Janet Guttsman

WASHINGTON (Reuters) - O Banco Mundial (Bird) informou ter aprovado na terça-feira uma linha de crédito de 500 milhões de dólares para ajudar a África na luta contra a Aids. Há, ainda, a possibilidade de um crédito de mais 85 milhões de dólares para países caribenhos.

O banco disse que cerca de 110 milhões de dólares poderiam ser concedidos imediatamente para Quênia e Etiópia. Além disso, mais países poderiam ser eleitos para receber o dinheiro.

"Em abril, nós prometemos que nenhum programa de luta contra a Aids ficaria sem recursos", afirmou em comunicado o presidente do Banco Mundial, James Wolfensohn.

"Hoje nós cumprimos a promessa. Esperamos que este programa ajude a quebrar o silêncio e inspire cada país que precise dele."

Cerca de 24,5 dos 34,5 milhões de doentes de Aids no mundo vivem na África. Especialistas dizem que o continente precisa de 3 bilhões de dólares por ano para lutar contra a doença e bancar os custos com educação, drogas e outros cuidados médicos. Segundo o Banco Mundial, 15 milhões de africanos morreram por causa da Aids.

Ainda de acordo com o banco, os países que se candidatarem para receber as verbas deverão ser capazes de criar um plano eficiente de combate à doença.

O comunicado da instituição financeira disse, também, que desde 1996 o banco financiou 493 milhões de dólares para projetos de combate à Aids em 39 países. De 2001 a 2003, mais 345 milhões de dólares já foram levantados para a prevenção e tratamento da doença.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: