Notícias de saúde

Correção da catarata pode ser feita com lentes diferentes em cada olho

09 de julho de 2010 (Bibliomed). Cerca de 600 mil brasileiros, a cada ano, recebem um diagnóstico de catarata, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia. A doença é marcada pela opacificação do cristalino - lente natural dos olhos -, que, ao amarelar em consequência do envelhecimento, impede a passagem da luz para a formação nítida das imagens na retina e, consequentemente, no cérebro. Entretanto, de acordo com especialistas, avanços tecnológicos e qualificação médica permitem mais conforto e segurança para quem tem a doença. A correção é cirúrgica, e há casos em que o implante de uma lente intraocular monofocal e uma multifocal podem ser solução para ficar livre dos óculos após os 60 anos.

O oftalmologista Rodrigo Vaz, do Hospital Oftalmológico de Brasília, esclarece que, após realização do exame oftalmológico completo, quando o diagnóstico é feito, o paciente e o médico, em conjunto, poderão decidir pela substituição do cristalino opaco por uma lente artificial com capacidade monofocal ou multifocal. “Há pacientes que gostam de usar óculos e optam pela monofocal, que é indicada para proporcionar uma visão de qualidade para longe", explica, acrescentando que essa lente também pode corrigir o astigmatismo. Trata-se de uma evolução recente das lentes intraoculares monofocais. "Até pouco tempo corrigiam somente a miopia e a hipermetropia", lembra o médico.

Lentes que corrigem o astigmatismo, denominadas tóricas, trouxeram um avanço tecnológico com a modificação da sua estrutura, de acordo com o oftalmologista. "A correção do astigmatismo com as lentes tóricas representa mais um ganho na qualidade de visão e liberdade os óculos", ressalta. Já as lentes chamadas acomodativas trazem outras vantagens ao portador de catarata. Devido a sua capacidade de movimentação e ajuste, para frente e para trás, melhoram a visão para longe e trazem benefícios também para perto. Na avaliação de Rodrigo Vaz, as acomodativas oferecem ao paciente a oportunidade de melhora na visão para perto nos casos em que uma multifocal estiver contra indicada.

Entre as impossibilidades de implante de multifocal estão, por exemplo, a detecção de algum defeito no fundo do olho. Segundo o médico, são considerados impeditivos para a multifocal, a presença de uma degeneração macular relacionada à idade, cicatrizes ou opacidades no centro da visão.

Combinação de lentes

Há situações em que a combinação ideal pode ser uma mescla de lentes com propriedades diferentes, uma para cada olho. Chama-se Mix and Match a indicação de implante de uma monofocal em um olho e uma multifocal no outro, ou uma lente acomodativa e uma multifocal. "Há casos em que este mix personaliza a cirurgia e leva o paciente de catarata a uma satisfação superior com sua nova condição visual", destaca o especialista.

Outro aspecto assinalado pelo oftalmologista são os avanços tecnológicos que fizeram a cirurgia de catarata mais confortável e segura. Ele destaca que "anestesia tópica, incisões pequenas, livres de pontos e tempo reduzido de cirurgia estão entre os fatores chave para maior segurança, recuperação visual mais rápida e alto índice de satisfação manifestado pelos pacientes no pós-operatório".

Fonte: ATF Comunicação Empresarial. Press release. 08 de julho de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários