Notícias de saúde

Diabetes aumenta risco de diversos tipos de câncer, alertam especialistas

17 de junho de 2010 (Bibliomed).  Embora ainda não estejam completamente claras as razões, os diabéticos têm maiores riscos de desenvolverem diversos tipos de câncer, segundo especialistas da Associação Americana de Diabetes e da Sociedade Americana do Câncer. Em artigo que será publicado na edição de agosto do Cancer Journal for Clinicians, eles discorrem sobre as possíveis razões da associação entre o diabetes e o câncer, incluindo o compartilhamento de fatores de risco entre as duas condições e os efeitos do próprio diabetes ou de seus tratamentos, que poderiam cumprir um papel no risco de câncer.

De acordo com os autores, o diabetes dobra os riscos de câncer no fígado, no pâncreas e no endométrio, e aumenta de 20% a 50% as chances de desenvolver tumores colorretais, na mama e na bexiga. Porém, os pesquisadores ainda não têm certeza de como a doença metabólica aumenta esses riscos. “A ligação biológica completa entre o diabetes e o câncer não foi completamente definida”, destacou a pesquisadora Susan Gapstur.

Umas das possíveis razões para essa relação seria, segundo os autores, fatores de risco compartilhados por ambas as doenças, como idade avançada, obesidade, dieta ruim e sedentarismo. Desta forma, um estilo de vida saudável, associado a menores riscos de diabetes, também ajudaria a evitar o desenvolvimento do câncer. “Primeiramente, temos que prevenir o diabetes; então, podemos prevenir alguns cânceres. E, para aqueles que têm diabetes, ele dever ser controlado o máximo possível através de um estilo de vida saudável”, ressaltou a pesquisadora principal. “Não importa o que a ciência revela atualmente, já sabemos o que fazer para reduzir os riscos de câncer e diabetes. Comer uma dieta saudável variada, predominantemente, à base de vegetais; ser fisicamente ativo todos os dias; e manter um peso saudável”.

Outros fatores citados pelos autores incluem os problemas causados pelo próprio diabetes - como altos níveis de insulina e de glicose, além de inflamação -, que aumentariam os riscos de câncer, e o efeito de alguns tratamentos para a doença metabólica, como algumas insulinas, que estariam associados ao desenvolvimento de tumores - embora não seja comprovado. Com relação a isso, a recomendação é sempre conversar com um médico sobre os benefícios e possíveis riscos de cada tratamento.

Fonte: Cancer Journal for Clinicians. 16 de junho de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários