Publicidade

Notícias de saúde

Partos noturnos correm mais risco de sofrerem complicações, diz estudo

14 de junho de 2010 (Bibliomed).  Escolher a hora do parto pode não ser possível para muitas mulheres, mas poderia fazer a diferença para que elas tenham um parto mais tranquilo, segundo recente estudo da Universidade Erasmus, na Holanda. Avaliando mais de 700 mil nascimentos em todos os hospitais holandeses entre os anos de 2000 e 2006, os pesquisadores descobriram que os riscos de morte do bebê e de internação em uma unidade neonatal de cuidados intensivos são maiores em partos que ocorrem no período noturno.

Publicados no International Journal of Obstetrics & Gynaecology, os resultados indicaram que os bebês que nascem entre 18h e meia noite têm 32% mais chances de morrer do que aqueles que nascem durante o dia; e aqueles que nascem entre meia noite e oito horas da manhã têm 47% maiores riscos de morte. Porém, nos centros médicos maiores não foram observadas muitas diferenças na taxa de complicações em relação aos partos noturnos e diurnos.

De acordo com os autores, os resultados acompanham as tendências indicadas por outras pesquisas, não apenas em relação à obstetrícia, mas também em outras unidades de tratamento intensivo. Entretanto, esses resultados não seriam tão relevantes nos países desenvolvidos devido ao fato de não ser comum a ocorrência de complicações graves.

Embora a pesquisa não indique as razões dessa tendência, os pesquisadores acreditam que isso se deva à redução da equipe nos períodos noturnos, com menos obstetras, neonatologistas e anestesistas, além de menor presença de profissionais de saúde experientes para tomar as primeiras decisões na hora do parto. Outro fator apontado pelos pesquisadores é a possível fadiga dos profissionais que trabalham à noite. Entretanto, mais estudos seriam necessários para avaliar em que grau esses fatores influenciam o risco de complicações no parto e como isso poderia se

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: