Notícias de saúde

Mulher se Preocupa com Aparência Durante o Sexo

Por Amy Norton

NOVA YORK (Reuters Health) - Muitas mulheres se preocupam com o corpo durante o sexo -- um tipo de versão feminina da ansiedade masculina sobre performance -, de acordo com os resultados de um estudo realizado com mais de 200 universitárias.

Quando perguntadas sobre a imagem do corpo e a atividade sexual, um terço das mulheres, independentemente do peso, disse preocupar-se com a aparência durante a relação sexual.

Segundo mostraram os pesquisadores no Journal of Sex Research, essas mulheres são mais propensas do que outras a "evitar" sexo e mostraram ter uma atitude menos positiva em sua vida sexual.

Michael W. Wiederman, do Columbia College, na Carolina do Sul, disse à Reuters Health que tanto homens quanto mulheres parecem envolvidos em ser espectadores durante o sexo.

Para os homens, isso significa preocupar-se com a performance sexual. "As mulheres se perguntam: Eu estou bem?", disse Wiederman.

Essa ansiedade em relação à imagem do corpo faz com as mulheres sejam mais propensas a evitar a intimidade física e menos propensas a aproveitá-la.

No estudo, o pesquisador verificou que a imagem do corpo das mulheres durante a atividade sexual está relacionada à forma como elas se vêem como parceiras.

Por exemplo, as mulheres que se consideraram boas parceiras sexuais estiveram menos preocupadas com a aparência. As que não mostraram um bom conceito sobre o próprio corpo foram mais tímidas no sexo -- tiveram relações íntimas com menos frequência e eram menos propensas a expressar seus desejos aos parceiros.

Ao especular sobre o motivo pelo qual tantas mulheres se preocupam com o corpo durante o sexo, Wiederman apontou a imagem na mídia de figuras femininas perfeitas. "Somos bombardeados com imagens de mulheres magras e com formas perfeitas. Então, você pensa que essas mulheres são mais comuns que realmente são", disse o pesquisador.

Por outro lado, a ansiedade em relação à imagem do corpo durante o sexo é provavelmente muito comum, apontou Wiederman. Para ele, o problema pode apenas ficar pior à medida que a mulher envelhece.

O conselho de Wiederman é enfrentar a ansiedade. Manter a luz desligada durante a intimidade, por exemplo, só piora o problema. "Tente começar com apenas uma vela e gradualmente vá aumentando a luz", disse o pesquisador.

Para Wiederman, a comunicação ajuda. É importante para uma mulher saber como seu parceiro sente seu corpo em vez de tentar "ler seus pensamentos", concluiu o pesquisador.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários