Notícias de saúde

Pessoas bem humoradas envelhecem com mais saúde, confirma pesquisa

08 de junho de 2010 (Bibliomed).  O bom humor pode manter as pessoas saudáveis e aumentar suas chances de alcançar a terceira idade, segundo estudo recente da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. Avaliando dados de mais de 53 mil pessoas que foram acompanhadas por sete anos, os pesquisadores descobriram que os participantes classificados como os mais bem humorados em diversos testes tinham uma redução de até duas vezes nos riscos de morte no período, comparados àqueles com menor pontuação em bom humor.

Foram realizados três testes para medir o humor dos participantes, avaliando sua capacidade de entender o humor e de pensar de forma bem humorada. E os especialistas deixaram claro que o bom humor não estaria associado com risadas constantes, pois uma pessoa considerada mais séria pode ser mais bem humorada do que aquelas classificadas como risonhas. “Não é suficiente ser cheio de risadas. Humor é tudo relacionado às formas de pensar e, frequentemente, ocorre em um processo ou em diálogos com os outros. Não precisa ser externalizado”, explicou o pesquisador Sven Svebak.

O estudo confirma os resultados de uma pesquisa anterior com pacientes com insuficiência renal crônica, que indicou que os bem humorados tinham maior sobrevida. Entretanto, segundo especialistas, ele amplia as evidências anteriores na medida em que avalia uma amostra mais significativa e envolve um grupo de pessoas que se classificam como saudáveis e outro que acredita ter saúde ruim. E o efeito do senso de humor positivo foi similar entre ambos.

De acordo com os pesquisadores, “há razões para se acreditar que o senso de humor continua a ter um efeito positivo sobre a saúde mental e a vida social, mesmo após as pessoas se aposentarem, apesar de efeitos positivos sobre a expectativa de vida não serem demonstrados após 75 anos de idade, quando a genética e o envelhecimento biológico são mais importantes”.

Fonte: The Norwegian University of Science and Technology. 05 de junho de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários