Notícias de saúde

Começar a idade adulta acima do peso pode aumentar os riscos de diabetes

02 de junho de 2010 (Bibliomed).  Um estudo dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos e de Harvard indica que as meninas gordinhas que conseguem perder peso antes de alcançarem a idade adulta podem reduzir seus riscos de desenvolver diabetes. Avaliando dados de mais de 109 mil enfermeiras, os pesquisadores descobriram que aquelas que apresentavam sobrepeso aos cinco anos de idade eram duas vezes mais propensas a desenvolver diabetes na idade adulta do que aquelas com peso normal, mas a perda de peso na infância ou adolescência poderia proteger as mulheres contra esse efeito.

Publicado na revista Diabetes Care, o estudo examinou os efeitos combinados dos quilinhos extras em várias idades. E os resultados indicaram que, comparadas a mulheres que tinham peso normal aos cinco, 10 e 20 anos, aquelas que relatavam sobrepeso nas três idades eram 15 vezes mais propensas a desenvolver a doença metabólica. Entretanto, aquelas que estavam acima do peso aos 10 anos de idade, mas conseguiam chegar ao peso ideal no início da idade adulta pareciam não apresentar mais os maiores riscos de diabetes, em relação àquelas que tinham peso normal na infância.

“O maior ‘tamanho’ na infância não foi associado com risco entre as mulheres que não continuaram a ter sobrepeso na idade adulta”, escreveram os autores. “Essas descobertas sugerem que assegurar que as crianças com sobrepeso revertam seu ganho de peso é essencial para limitar seus riscos futuros de diabetes na idade adulta”, concluiu a pesquisadora Edwina Yeung, dos Institutos Nacionais de Saúde.

Fonte: Diabetes Care. Junho de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários