Publicidade

Notícias de saúde

Beber menos refrigerantes pode reduzir a pressão sanguínea, diz estudo

25 de maio de 2010 (Bibliomed). Reduzir o consumo de refrigerantes e outras bebidas açucaradas pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea, segundo pesquisa publicada esta semana na revista Circulation. De acordo com especialistas da Universidade do Estado da Louisiana, nos EUA, pessoas acima do peso que apresentam hipertensão podem reduzir consideravelmente a pressão sanguínea em 18 meses se tomarem uma bebida açucarada a menos todos os dias.

“Descobrimos que, se você reduz seu consumo de bebidas açucaradas, isso pode ajudar você a reduzir sua pressão sanguínea”, ressaltou a pesquisadora Liwei Chen. “Se você reduzisse seu consumo em duas porções, você provavelmente reduziria sua pressão ainda mais”, acrescentou a especialista, destacando que o consumo excessivo desse tipo de bebida está associado não apenas ao sobrepeso, mas ao diabetes, doença cardíaca  e derrame.

O estudo avaliou dados de 810 pessoas com idades entre 25 e 79 anos e que estavam com a pressão no limite - de 120/80 (ou 12 por oito) a 139/89 - ou com o primeiro estágio de hipertensão - pressão de 14 por nove a 15,9 por 9,9. Se, no início da pesquisa, o consumo médio de bebidas açucaradas - incluindo refrigerantes e sucos de fruta - era de 310 ml diários, após 18 meses, a média foi reduzida pela metade. E, com isso, tanto a pressão sistólica como a diastólica reduziram consideravelmente.

Segundo os pesquisadores, a perda de peso tem uma influência nesses resultados, mas não é a única razão da redução na pressão sanguínea, pois, mesmo considerando o controle do peso, a pressão reduzia com a queda no consumo de sucos e refrigerantes. Entretanto, os especialistas ressaltam que essa não deve ser a única medida para controlar o peso e a pressão, mas parte de um estilo de vida saudável que inclua atividades físicas e uma dieta balanceada.

Fonte: Circulation. 24 de maio de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: