Notícias de saúde

Número de enfermeiros no Brasil ainda não é suficiente, aponta pesquisa

17 de maio de 2010 (Bibliomed).  O Conselho Federal de Enfermagem contabiliza que existam cerca de  155.444 mil profissionais de enfermagem atuando no Brasil. Embora o número de profissionais de enfermagem pareça ser grande em um primeiro momento, ainda está muito longe de alcançar o que estabelece a legislação brasileira e a Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo especialistas.

De acordo com a legislação brasileira, as unidades de saúde devem manter, em seus quadros, enfermeiros durante 24 horas diárias, mas as estatísticas do Censo de 2007 mostram que o país ainda não tem número suficiente de profissionais para suprir a demanda.  Já a OMS prevê um enfermeiro para cada 500 habitantes. Entretanto, no Brasil, são 1.183 habitantes para cada enfermeiro - ou seja, mais que o dobro do recomendado.

Segundo a enfermeira Valéria França, coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, além de quantidade, o Brasil precisa de qualidade em relação aos profissionais de enfermagem. “A profissão exige conhecimentos nas áreas de ciências biológicas e da saúde, ciências humanas, sociais e da enfermagem”, destacou. “Por muito tempo o enfermeiro era aquele agente de saúde que tinha como única função cuidar dos doentes. O mercado evoluiu, e hoje pede um profissional mais completo: ele segue exercendo suas atividades assistenciais, porém teve sua atuação ampliada para a de um gestor médico-hospitalar”, acrescentou a enfermeira.

De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem, o profissional poderá atuar prestando assistência ao paciente ou cliente em clínicas, hospitais, ambulatórios, postos de saúde e em domicílio, realizando atendimento de enfermagem, ou então, coordenando e auditando serviços de enfermagem, atuando diretamente na administração das instituições de assistência à saúde.

Fonte: Helena Pawlow Comunicação/ Feluma. Press release. 12 de maio de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários