Notícias de saúde

Jovens que dormem pouco correm mais risco de se tornarem obesos, diz estudo

06 de maio de 2010 (Bibliomed). Crianças e adolescentes que não dormem o suficiente têm mais chances de se tornarem obesos, segundo estudo apresentado esta semana no encontro anual das Sociedades Acadêmicas de Pediatria, no Canadá. E, de acordo com os pesquisadores do Instituto de Pesquisa da Criança de Seattle, essa relação entre falta de sono e obesidade é especialmente forte entre os meninos.

Avaliando dados sobre os padrões de sono, a alimentação e os níveis de atividades físicas de 723 jovens com média de idade de 14 anos, os especialistas observaram uma relação da curta duração do sono com um maior índice de massa corporal (medida do peso em relação à altura) e maior porcentagem de gordura corporal. E os resultados indicaram que essa relação era mais significativa para os meninos e crianças menores. Para as meninas, a associação foi considerável apenas para a falta de sono nos finais de semana.

A pesquisa não explica as razões dessa relação. Outros estudos, porém, têm associado essa relação em adultos ao desequilíbrio hormonal causado pela deficiência de sono - por exemplo, a redução da quantidade de leptina, que é conhecido como hormônio da saciedade, o que faria com que aqueles que dormem pouco comessem mais. Outra explicação citada por vários especialistas seria o estresse e a ansiedade, que podem ser fatores comuns, reduzindo a duração do sono e aumentando o consumo de alimentos.

"O sono tem sido reconhecido como um importante comportamento de saúde", destacou a pesquisadora Leslie A. Lytle. "Estamos apenas começando a reconhecer sua relação com o sobrepeso e a obesidade em crianças e adultos", completou a especialista. Por isso, mais estudos são necessários para desvendar as razões dessa relação.

Fonte: American Academy of Pediatrics. Press release. 04 de maio de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários