Notícias de saúde

Empresa dos EUA Vai Lançar Teste Para Câncer de Próstata

Por Ransdell Pierson

NOVA TORK (Reuters) - A empresa Myriad Genetics Inc anunciou na segunda-feira que pretende lançar, em 18 meses, novos testes para detectar se uma pessoa tem risco de desenvolver formas hereditárias de câncer de próstata e melanoma, a forma de câncer de pele mais mortal.

"Esperamos lançar o Prolaris, um teste para um gene do câncer de próstata, em um ano", disse Peter Meldrum, executivo-chefe da Myriad.

Em junho, a empresa afirmou que seus pesquisadores descobriram um gene mutante relacionado a esse câncer enquanto realizavam uma análise genética de famílias com histórico da doença.

De acordo com a Myriad, acredita-se que cerca de 5 a 10 por cento dos 200.000 novos casos de câncer de próstata diagnosticados todos os anos nos Estados Unidos são determinados geneticamente e um grande número é causado pelo gene mutante.

Meldrum disse que a empresa pretende começar a vender, dentro de 18 meses, um exame que detecta a presença de um gene descoberto pela Myriad, que cientistas acreditam ser responsável por cerca de 90 por cento de todos os casos de melanoma hereditário.

Meldrum afirmou que pacientes que tiverem resultado positivo para os testes de suscetibilidade de câncer de próstata e melanoma podem tomar medidas de prevenção contra a doença, como realizar exames frequentes e adotar mudanças no estilo de vida.

Segundo Meldrum, mais de 90 por cento dos homens em estágios iniciais de câncer de próstata sobrevivem cinco anos ou mais, caso realizem cirurgia ou tratamentos de radiação. Pacientes sob risco também devem proteger-se, praticando mais exercícios e adotando dietas pobres em gordura animal e carne vermelha.

Se você sabe que está sob risco, o melanoma é controlável através de visitas ao dermatologista a cada seis meses para remover lesões, disse Meldrum.

A Myriad é especializada em determinar que genes, ou que formas mutantes de genes, contribuem para causar doenças. A empresa patenteia estes genes e desenvolve testes de diagnósticos para detectar se pessoas apresentam anormalidades genéticas e, portanto, estão geneticamente predipostas a desenvolver doenças.

Atualmente, a Myriad vende o teste BRACAnalysis para mutações hereditárias em dois genes que colocam mulheres sob risco de desenvolver câncer de mama e ovário. Outro produto de diagnóstico, CardiaRisk, testa a predisposição para um tipo especial de pressão sanguínea alta baseado em mutações do chamado gene angiotensinogen (AGT).

A empresa planeja começar a vender um terceiro teste, Colaris, para risco hereditário de câncer de cólon e útero.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários