Notícias de saúde

Estudo indica que nozes podem ajudar contra o câncer de próstata

25 de março de 2010 (Bibliomed). As nozes - já cientificamente reconhecidas como um alimento bom para o coração por serem ricas em ômega-3 - pode ajudar a reduzir o tamanho e a taxa de crescimento do câncer de próstata, segundo estudo apresentado esta semana no Encontro Nacional da American Chemical Society. “As nozes devem ser parte de uma dieta saudável para a próstata, que inclui muitas frutas e vegetais”, destaca o pesquisador Paul Davis, da Universidade da Califórnia.

Nos Estados Unidos, assim como no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. A previsão é que mais de 190 mil homens desenvolva a doença nos EUA neste ano, e 27 mil morram por causa do câncer. De acordo com os especialistas, porém, a alimentação é um dos principais fatores que podem influenciar os riscos de desenvolvimento de tumores, incluindo os de próstata. E as nozes são ricas em substâncias saudáveis, como ômega-3, gama-tocoferol (um tipo de vitamina E), polifenóis e antioxidantes.

Em testes com ratos “geneticamente programados” para desenvolver câncer de próstata, os cientistas notaram que os animais alimentados com 70 gramas diários de nozes por dois meses desenvolveram tumores 50% menores e que cresciam 30% mais lentamente, comparados aos cânceres de ratos com uma dieta convencional. Além disso, os pesquisadores descobriram que esses animais também apresentavam menores níveis de fator de crescimento similar à insulina tipo 1 - que é associado ao aumento no risco de câncer de próstata.

Visando entender os efeitos das nozes, os cientistas usaram uma tecnologia de chip para examinar as mudanças nos níveis de genes no tumor e no fígado dos ratos. E descobriram que as nozes podem ter efeitos benéficos grandes sobre os genes que estão envolvidos no controle do crescimento do tumor. Porém, eles destacam que mais estudos - incluindo testes clínicos com humanos - são necessários para confirmação dos resultados.

Fonte: National Meeting of the American Chemical Society. 22 de março de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários