Notícias de saúde

Dia Mundial do Rim: Controle do diabetes é essencial para a prevenção de doenças renais

11 de março de 2010 (Bibliomed). O Dia Mundial do Rim deste ano - celebrado nesta quinta-feira, 11 de março - tem como foco a prevenção e o diagnóstico precoce da doença renal crônica, ressaltando o controle do diabetes - doença sistêmica que, quando não tratada de forma correta, traz repercussões negativas sobre os rins. Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia indicam que 10% da população adulta sofre de doença renal, com 87 mil pessoas em diálise e 40 mil transplantados no país. E a hipertensão e o diabetes são os principais fatores de risco - 36% dos pacientes são hipertensos e 25% sofrem de diabetes.

De acordo com os especialistas, o número de diabéticos dobrou nos últimos quatro anos no Brasil, e hoje existem cerca de 10 milhões de pessoas com diabetes no país, com 16% delas apresentando doença renal crônica. Dados da Unifesp e Fiocruz da Bahia, de 2008, apontam que 70% dos diabéticos não fazem controle da doença. Além disso, 35% da população adulta brasileira é hipertensa e apenas 6,5% desse contingente tem a pressão arterial controlada. E isso é preocupante, pois está intimamente associado ao crescimento do número de casos da doença renal crônica.

"A doença renal crônica é um problema de saúde pública nacional - tem taxa de mortalidade superior ao câncer de mama e colo de útero. É muito importante que a população brasileira esteja atenta para os fatores de risco que podem comprometer a saúde dos rins", explica Carmen Tzanno, diretora do Departamento de Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

"A intenção da campanha é justamente fazer um alerta em escala mundial para o público leigo e especializado sobre as graves consequências da doença renal", relata o médico Marcus Gomes Bastos, chefe do serviço de Nefrologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora. O especialista destaca que, quando o rim - órgão responsável por uma série de funções, como a limpeza e filtragem do sangue - perde a função, o indivíduo é encaminhado à diálise ou até mesmo para o transplante, conforme o caso.

Detecção precoce e prevenção

A doença renal, quando detectada precocemente, pode ser curada ou ser controlada de forma muito mais eficaz. Por ser uma doença silenciosa, é necessário que a população se habitue a fazer, anualmente, o exame de dosagem de creatinina, para estimar a capacidade de filtragem do rim, que pode determinar se há déficit de funcionamento desse órgão. "São exames simples, com diagnósticos confiáveis e que, se realizados precoce e regularmente, podem contribuir para a melhor qualidade de vida da população", destaca Marcus Bastos.

Para prevenir a doença, os fatores de risco - incluindo obesidade, diabetes e hipertensão - devem ser controlados, além de ser recomendado uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas.

Fonte: HU/UFJF e Art Presse. Press releases recebidos em 10 de março de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários