Notícias de saúde

Campanha contra o câncer de pele será realizada no próximo sábado em todo o Brasil

04 de dezembro de 2009 (Bibliomed). A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza, neste sábado – dia 5 de dezembro –, a XI Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Programada para acontecer das 8h às 16h em hospitais públicos credenciados, postos de saúde e tendas montadas em pontos de grande circulação em 23 estados, a iniciativa pode entrar para o Guiness, o livro dos recordes, como a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia.

O objetivo é orientar a população sobre a doença – tipo de câncer que mais ocorre no Brasil -, formas de prevenção a ela relacionadas e também quanto à importância do diagnóstico precoce para a enfermidade, que corresponde a 25% dos tumores registrados no país. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 115 mil brasileiros foram acometidos em 2008.

Os pacientes serão atendidos pelas equipes médicas e, apresentando suspeita de câncer da pele, serão encaminhados para tratamento totalmente gratuito. Nos postos, estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas que trazem orientações sobre fotoproteção e dicas de como suspeitar do câncer da pele. Os endereços dos locais de atendimento podem ser consultados pelo site da SBD (www.sbd.org.br) - e também pelo número 0800-7013187.

No ano passado, do total de pessoas examinadas, 65,4% confessaram tomar sol sem qualquer proteção e 10,8% foram diagnosticadas com câncer da pele. Cerca de 350 indivíduos, o que corresponde a 0,8% do total, apresentaram melanomas malignos – considerado o câncer da pele mais perigoso, pois está associado a metástases e, consequentemente, a maiores índices de morte.

De acordo com a dermatologista Selma Cernea, coordenadora nacional da campanha, o diagnóstico precoce é determinante para garantir a sobrevida nestes casos e assegurar a escolha do tratamento mais eficaz. "A exposição excessiva ao sol é o principal fator de risco do câncer da pele. Países como o Brasil estão mais expostos a esse tipo de doença e, por isso, é tão importante oferecer orientação a todos para diminuir a alta incidência e alcançar a cura".

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia. 04 de dezembro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários