Publicidade

Notícias de saúde

Aumento de peso após os 30 anos está ligado à perda de massa muscular, alerta especialista

26 de novembro de 2009 (Bibliomed). A partir dos 30 anos, com a diminuição gradativa do ritmo do corpo, há maior facilidade em ganhar peso, que normalmente está associada à perda de massa muscular, segundo especialistas da Associação Brasileira de Nutrologia. "Neste período, o organismo reduz em cerca de 5% o gasto calórico, devido à perda de massa muscular e, em consequência, ao processo de envelhecimento", explica o médico nutrólogo Luiz Roberto Queroz, diretor da Associação. Segundo o especialista, a diminuição das atividades físicas, as alterações hormonais, as mudanças de hábitos alimentares e o estresse também contribuem para o ganho de peso.

Para controlar esse processo, o médico destaca que é necessário aliar uma alimentação equilibrada a exercícios aeróbicos e anaeróbicos. "Os exercícios aeróbicos estimulam a função do sistema cardiorrespiratório e também a queima de gordura. Já os anaeróbicos ajudam a manter ou aumentar a massa muscular, essencial para evitar a queda no metabolismo, comum nessa faixa etária". Por isso, a prática de exercícios regulares seria essencial no combate ao aumento de peso.

Evitar alimentos que contêm mais calorias, como gorduras e açúcar, também ajuda a retardar a perda muscular e o ganho de peso. "O importante é ter uma alimentação que atenda à necessidade calórica, para prevenir o ganho de peso", indica o especialista. O ideal, segundo ele, é balancear as calorias restringindo o consumo de gorduras, e acrescentar, na alimentação, frutas e verduras, bem como leguminosas, grãos integrais e oleaginosas. O médico nutrólogo ressalta, ainda, que mesmo a ingestão de frutas, verduras, legumes e cereais não deve ser feita em excesso.

Fonte: Barcelona Soluções Corporativas/ Abran. Press release. 24 de novembro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: