Notícias de saúde

Problemas na gengiva podem aumentar os riscos de artrite, indica estudo

23 de outubro de 2009 (Bibliomed). Uma boa higiene bucal pode representar muito mais do que a manutenção da saúde dos dentes e da gengiva – pode ajudar a prevenir a artrite reumatóide, doença inflamatória das articulações. É o que indica um novo estudo da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, que associa a doença gengival ao risco de desenvolver o problema reumatológico.

Avaliando mais de 6,6 mil pessoas que passaram por quatro check ups médicos entre 1987 e 1998, os pesquisadores descobriram que, comparadas a pessoas que não tinham problemas bucais ou tinham periodontite leve, aqueles com casos moderados ou graves de doença na gengiva eram três vezes mais propensos a desenvolver artrite. E, entre aqueles que nunca fumaram, a periodontite moderada foi associada a um aumento de nove vezes no risco. "Sabíamos, há algum tempo, que há uma associação entre doença gengival e artrite reumatóide. Mas nosso novo trabalho sugere que a doença periodontal é causal", revelou o reumatologista Jerry A. Molitor, autor principal do estudo.

De acordo com os pesquisadores, pessoas com periodontite têm maiores níveis sanguíneos de um anticorpo associado com artrite mais severa e danosa, comparadas com aquelas sem a doença bucal. E os pesquisadores acreditam que isso, junto a outras substâncias inflamatórias liberadas na corrente sanguínea pela doença na gengiva possa ser o mecanismo responsável pelo aumento do risco de artrite. "Ninguém sabe ao certo, mas evidências sugerem que mecanismos de destruição dos tecidos conectivos na doença gengival e na artrite reumatóide são similares", concluíram.

Baseados nos resultados, os especialistas recomendam que as pessoas – principalmente aquelas com histórico de artrite na família – cuidem bem da saúde bucal, com escovação, fio dental e visitas ao dentista pelo menos a cada seis meses, como forma de prevenir a doença nas articulações. Segundo eles, isso "pode ajudar a modificar o risco".

Fonte:American College of Rheumatology Annual Meeting. Outubro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários