Publicidade

Notícias de saúde

Problemas na gengiva podem aumentar os riscos de artrite, indica estudo

23 de outubro de 2009 (Bibliomed). Uma boa higiene bucal pode representar muito mais do que a manutenção da saúde dos dentes e da gengiva – pode ajudar a prevenir a artrite reumatóide, doença inflamatória das articulações. É o que indica um novo estudo da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, que associa a doença gengival ao risco de desenvolver o problema reumatológico.

Avaliando mais de 6,6 mil pessoas que passaram por quatro check ups médicos entre 1987 e 1998, os pesquisadores descobriram que, comparadas a pessoas que não tinham problemas bucais ou tinham periodontite leve, aqueles com casos moderados ou graves de doença na gengiva eram três vezes mais propensos a desenvolver artrite. E, entre aqueles que nunca fumaram, a periodontite moderada foi associada a um aumento de nove vezes no risco. "Sabíamos, há algum tempo, que há uma associação entre doença gengival e artrite reumatóide. Mas nosso novo trabalho sugere que a doença periodontal é causal", revelou o reumatologista Jerry A. Molitor, autor principal do estudo.

De acordo com os pesquisadores, pessoas com periodontite têm maiores níveis sanguíneos de um anticorpo associado com artrite mais severa e danosa, comparadas com aquelas sem a doença bucal. E os pesquisadores acreditam que isso, junto a outras substâncias inflamatórias liberadas na corrente sanguínea pela doença na gengiva possa ser o mecanismo responsável pelo aumento do risco de artrite. "Ninguém sabe ao certo, mas evidências sugerem que mecanismos de destruição dos tecidos conectivos na doença gengival e na artrite reumatóide são similares", concluíram.

Baseados nos resultados, os especialistas recomendam que as pessoas – principalmente aquelas com histórico de artrite na família – cuidem bem da saúde bucal, com escovação, fio dental e visitas ao dentista pelo menos a cada seis meses, como forma de prevenir a doença nas articulações. Segundo eles, isso "pode ajudar a modificar o risco".

Fonte:American College of Rheumatology Annual Meeting. Outubro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: