Publicidade

Notícias de saúde

Dormir bem reduz falhas de memória, confirma estudo

15 de setembro de 2009 (Bibliomed). Um estudo liderado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, confirma que uma boa noite de sono pode reduzir as falhas de memória tanto em pessoas mais jovens quanto em idosos. De acordo com os autores, as descobertas são importantes e têm implicações práticas para todos, desde estudantes que têm problemas com provas de múltipla escolha, até os idosos que confundem seus medicamentos.

Os pesquisadores avaliaram a presença da falsa memória em grupos de estudantes universitários. Para isso, mostraram um grupo de palavras aos participantes, pedindo para que eles, 12 horas depois, identificassem quais palavras haviam visto ou ouvido antes. E aqueles estudantes que haviam dormido mais entre os dois momentos do teste tiveram menos problemas com falsa memória, escolhendo menos palavras incorretas.

"É fácil confundir as coisas em sua mente", disse a psicóloga Kimberly Fenn, uma das autoras do estudo, em nota para a imprensa. "Esta pesquisa sugere que, depois de dormir, você é mais capaz de discernir os aspectos incorretos dessa memória", concluiu a pesquisadora.

Fonte: Learning & Memory. Setembro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: