Notícias de saúde

Falar com um analista pode melhorar sono e reduzir as dores em pessoas com artrite, diz estudo

24 de agosto de 2009 (Bibliomed). Um tipo de tratamento com um analista, chamado terapia cognitiva comportamental, pode ajudar as pessoas com artrite a dormir melhor e sentir menos dores, segundo recente estudo americano publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine.

De acordo com os autores, as pessoas com a doença inflamatória nas articulações frequentemente têm problemas para dormir por causa da dor, e a falta de sono piora ainda mais esse quadro. Como, para muitos pacientes, o uso de analgésicos não resolve o problema, os pesquisadores resolveram testar a terapia cognitiva comportamental – que ajuda a mudar a forma de o paciente pensar e de ver a si mesmo e ao mundo, assim como seu comportamento; muito usada no tratamento da depressão e da ansiedade.

Avaliando 51 pessoas com a doença, os pesquisadores notaram que aquelas que passavam pela terapia dormiam melhor e relatavam sentir menos dores imediatamente após o fim do tratamento, comparados àquelas que apenas tiveram aulas sobre estresse, ansiedade, nutrição e técnicas de respiração. E os benefícios ainda foram observados um ano depois, embora fossem um pouco menores.

Os pesquisadores destacam, porém, que, por causa do pequeno número de pessoas avaliadas, os resultados ainda não são totalmente confiáveis, sendo necessários mais estudos para confirmação. Além disso, o estudo mostrou resultados mais concretos da terapia comportamental na melhora do sono, e um pouco menos confiáveis em relação à redução da dor.

"Se você tem artrite e acha difícil dormir, este estudo sugere que sessões de terapia cognitiva comportamental direcionada a ajudar você a dormir melhor podem ser úteis. Infelizmente, você pode achar difícil encontrar um terapeuta treinado para esse tipo de terapia cognitiva comportamental", destacaram os autores.

Fonte: Journal of Clinical Sleep Medicine. 15 de agosto de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários