Notícias de saúde

Pesquisas indicam alimentos bons para o controle do colesterol

28 de julho de 2009 (Bibliomed). A melhor alimentação para o controle do colesterol, segundo especialistas, seria uma dieta pobre em gordura saturada e rica em frutas, verduras, legumes e grãos integrais. Embora não haja uma receita milagrosa contra o colesterol, alguns alimentos específicos têm sido associados à redução do colesterol total e do colesterol "ruim" (LDL) e ao aumento do "bom" colesterol (HDL).

O consumo moderado de bebidas alcoólicas, por exemplo, – principalmente o vinho tinto – tem sido muito apontado como um "amigo do colesterol" e como um fator que reduz os riscos de infarto. Muitos estudos em laboratório indicam que o antioxidante resveratrol, presente no vinho, pode ser responsável pelo seu efeito benéfico na saúde cardiovascular ao reduzir a inflamação e aumentar os níveis de HDL no organismo.

Algumas substâncias presentes nas amêndoas – com destaque para a vitamina E – previnem a oxidação do colesterol "ruim", um processo que pode danificar o revestimento dos vasos sanguíneos, aumentando o risco cardiovascular.

Entre os cereais, destacam-se a cevada e a aveia, segundo diversas pesquisas. No caso do primeiro, quando voluntários de uma pesquisa do Departamento de Agricultura americano acrescentou o cereal à alimentação tradicional da Associação Americana do Coração, seus níveis de colesterol LDL caíram em mais da metade. Um estudo da Universidade de Toronto, no Canadá, por sua vez, mostrou que a adição de aveia à dieta aumentaria em 11% os níveis de "bom" colesterol.

Um alimento que age nos dois tipos de colesterol é o abacate, pois sua gordura monoinsaturada é associada à redução do LDL e ao aumento do HDL, especialmente em pessoas com colesterol um pouco alto. Outra fruta boa para a saúde cardiovascular, porém menos conhecida pelos brasileiros, são as blueberries, frutas cítricas com grande quantidade de vitaminas e antioxidantes, como o resveratrol e o pterostilbeno – esse último, principalmente, ajudaria a reduzir o colesterol "ruim".

Um estudo recentemente publicado no Annals of Internal Medicine indica que o nosso tradicional feijão, junto com a lentilha, também apresenta efeitos benéficos no colesterol. Segundo os autores, os níveis de LDL caíam quase duas vezes mais nos voluntários com uma dieta pobre em gordura com adição de feijões e lentilhas, outros grãos integrais e vegetais.

Os especialistas destacam que a alimentação é muito importante para o controle do colesterol, mas também lembram que é essencial a prática regular de atividades físicas, a manutenção do peso e manter-se longe do cigarro e do excesso de álcool.

Fontes: Blog de Boa Saúde. Buscas realizadas em 27 de julho de 2009. / Food Network. 21 de julho de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários